Vídeos

Vídeos

Atuações do Grupo PICs UFES 

Prezamos pela importância da interação entre o grupo e os nossos leitores. Por isso, preparamos esse vídeo com muito carinho como uma tentativa de nos aproximarmos mais de você apresentando algumas atuações do nosso Grupo PICs UFES desde o início do grupo até os dias atuais.

Esperamos que aproveite o vídeo, e caso tenha algum interesse no nosso trabalho, entre em contato conosco. 

Auriculoterapia

Conheça mais sobre as atuações do grupo PICs UFES

Juntos contra a COVID-19 - UFES

Nossa coordenadora Prof. Dra. Magda Castro participou de um dos vídeos realizados pela Universidade Federal do Espírito Santo da série "JUNTOS CONTRA A COVID-19", disponível nos perfis oficiais no Instagram da Ufes e do Grupo de Pesquisa PICs UFES, falando sobre a importância da atuação do Grupo, principalmente nesse tempo de pandemia.  

Auriculoterapia

Conheça mais sobre o nosso grupo com a

Prof. Dra. Magda Ribeiro de Castro Soares

Geoterapia

É uma prática terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, assim como pedras e cristais (frutos da terra), com objetivo de amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais por meio dos diferentes tipos de energia e propriedades químicas desses elementos. Por meio de pedras e cristais como ferramentas de equilíbrio dos centros energéticos e meridianos do corpo, facilita o contato com o Eu Interior e trabalha terapeuticamente as zonas reflexológicas, amenizando e cuidando de desequilíbrios físicos e emocionais.

​1.BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018

2. ALFIERI, F. M. et al. Geoterapia combinada com cinesioterapia é eficiente na redução da dor em pacientes com osteoartrite. Journal of Bodywork and Movement Therapies, 24(1): 77-8. 2020.

3. ARTHUR, K. et al. Effects of geotherapy and phytotherapy associated with kinesiotherapy in the knee osteoarthritis: randomized double blind study. Acta Fisiátrica, 19(1):11-15. 2012

4. DÁRIO, G. M. Avaliação da atividade cicatrizante de formulação contendo argila medicinal sobre feridas cutâneas em ratos.2008. 76f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde). Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma.

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre Geoterapia com o Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFJF Carlos Cerqueira.

Yoga

Yoga é uma prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação.  1

A terapeuta Ângela Vescovi, professora de Yoga, por meio deste vídeo, nos mostra a importância de um dos aspectos principais desta prática, a respiração. Além disso, será possível realizar alguns exercícios de respiração sendo coordenados pela terapeuta. Aproveite!

 

1. BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre Yoga com a terapeuta Ângela Vescovi.

Apresentação do Grupo PICs UFES e seus Integrantes

 Nesse vídeo trazemos as áreas de formação dos integrantes do Grupo PICs UFES. 

Auriculoterapia

Conheça mais sobre o grupo PICs UFES e seus integrantes

Acupuntura auricular - Auriculoterapia

 

Técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema. 

A acupuntura auricular estimula as zonas neurorreativas por meio de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim. 

Tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas¹.

1. BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018.

Auriculoterapia

Conheça um pouco mais sobre Acupuntura auricular com o Educador Físico e Especialista em Auriculoterapia Hildebrando Souza

A Divulgação das PICS durante a COVID-19

 

O Conselho Nacional de Saúde lançou recomendação de divulgação de Práticas Integrativas e Complementares na assistência em saúde durante a Covid-19, reforçando suas contribuições para o momento. No Espírito Santo, a busca por práticas de meditação aumentam, e o nosso grupo  de pesquisa e outros projetos da UFES, fornecem  áudios de meditação e lives por meio de sua redes de comunicação. A integrante do nosso grupo, Prof. Dr. Marina Medici apresenta na reportagem um pouco sobre os benefícios da meditação.

Acesse no nosso blog "Sons para meditação" e participe das lives no instagram @meditaUFES.

 

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Reportagem sobre o aumento da procura por meditação com participação da Prof. Dr. Marina Médici

Chás

 

Os extratos são formas farmacêuticas obtidas por um ou mais dos processos extrativos, diferindo das tinturas, fundamentalmente, na concentração e na intervenção do calor, que se faz para a extração propriamente dita e/ou para a concentração do extrato até atingir a concentração ou consistência desejada. 

Os chás são um tipo de forma extrativa, recebem essa denominação as formas líquidas obtidas pela extração a quente com água, preparadas para uso imediato a partir de plantas frescas ou secas. Dependendo da parte da planta utilizada e dos seus constituintes ativos, são preparados por infusão ou por decocção¹.

 

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012.154 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (cadernos de Atenção Básica; n. 31).

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre o preparo de Chás com a Enfermeira especializada em Práticas Integrativas Luciene Borlotte

Reiki

 

O Reiki é uma prática de imposição de mãos de origem japonesa, sistematizado por Mikao Usui, no início do século XX, que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de restabelecer o fluxo de energia vital, eliminar toxinas, equilibrar o pleno funcionamento celular, estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde.

A prática do Reiki considera a canalização de uma energia universal que atua sobre o equilíbrio da energia vital, e que promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais, ativa glândulas, órgãos internos, sistema nervoso, circulatório e imunológico, auxilia no stress, depressão, ansiedade¹.

 

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 849, de 27 de março de 2017.  Diário Oficial da União, Brasília, 28 mar. 2017. Seção 1 p. 68

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre Reiki com o Cirugião Dentista Egidio D. Junior.

Medicina Tradicional Chinesa - MTC

 

Abordagem terapêutica milenar, de origem chinesa, que tem a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos como bases fundamentais para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo, na inter-relação harmônica entre as partes, visando tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade. A MTC utiliza como procedimentos diagnósticos, na anamnese integrativa, palpação do pulso, inspeção da língua e da face, entre outros; e, como procedimentos terapêuticos, acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, plantas medicinais, práticas corporais e mentais, dietoterapia chinesa¹

 

 

1. BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018.

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre Medicina Tradicional Chinesa com o Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFJF Carlos Cerqueira.

Prática de Atenção Plena - Mindfulness

Mindfulness não se insere como uma Prática Integrativa instituída por meio de políticas públicas de saúde. Porém, o apreciamos uma vez que "a técnica da terapia cognitiva gira em torno de uma forma de meditação" 1. 

Mindfulness é definido como uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional e sem julgamento. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro 2.

1. WILLIAMS, Mark. ATENÇÃO PLENA. Sextante, 2015. 

2. VANDENBERGHE, Luc; SOUSA, Ana Carolina Aquino. MINDFULNESS NAS TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS. Rev. bras.ter. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 2, n. 1, p. 35-44, jun.  2006.

Prática de Atenção Plena à Respiração

Prática de Atenção Plena com Roberta Alvarenga - Psicóloga 

Aromaterapia

 

A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando a promoção da saúde física e mental 1

 

 

1. BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018.

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre Aromaterapia com o Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFJF Carlos Cerqueira.

Terapia de Florais

 

A terapia de florais é uma prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais. A terapia de florais de Bach, criada pelo inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), é o sistema precursor desta prática. Exemplos de outros sistemas florais: australianos, californianos, de Minas, de Saint Germain, do cerrado, Joel Aleixo, Mystica, do Alaska, do Hawai 1

 

1. BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018

Terapia floral com a terapeuta Angela.

Conheça um pouco sobre Terapia de Florais com a terapeuta Ângela Vescovi.

Meditação

Prática mental individual da medicina tradicional chinesa que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, a diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. (BRASIL. Ministério da Saúde 1.

 

1. BRASIL. Ministério da Saúde. GLOSSÁRIO TEMÁTICO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. 2018.

Pratique esta meditação com a Fisioterapeuta Marina Medici.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (UFES)

Av. Marechal Campos, 1468, Maruipe- Vitória-ES

picsufes@gmail.com

FALE CONOSCO

Redes Sociais:

  • PICs Ufes - Facebook
  • PICs Ufes - Instagram